quarta-feira, 30 de novembro de 2011

HISTORIADOR DESAFIA SARNEY A "TESTAR SUA IMAGEM" NAS RUAS,.....



Do Jornal O pequeno,...
O historiador Marco Antonio Villa, em artigo incisivo publicado hoje (29) no jornal O Globo, traça um perfil sem maquiagem do presidente do Senado, José Sarney, e o desafia a testar sua imagem caminhando sozinho pelas ruas das principais cidades do Brasil. Leia o artigo:

A face do poder: um retrato de Sarney

MARCO ANTONIO VILLA*

José Ribamar Ferreira de Araújo Costa é a mais perfeita tradução do oligarca brasileiro. Começou jovem na política, conduzido pelo pai. Aos 35 anos resolveu mudar de nome. Tinha acabado de ser eleito governador do seu estado. Foi rebatizado por desejo próprio. Alterou tudo: até o sobrenome. Virou, da noite para o dia, José Sarnei Costa. O Costa logo foi esquecido e o Sarnei, já nos anos 80, ganhou um "y" no lugar do "i". Dava um ar de certa nobreza.

Na história republicana, não há personagem que se aproxime do seu perfil. Muitos tiveram poder. Pinheiro Machado, na I República, durante uma década, foi considerado o fazedor de presidentes. Contudo, tinha restrita influência na política do seu estado, o Rio Grande do Sul. E não teve na administração federal ministros da sua cota pessoal. Durante o populismo, as grandes lideranças lutavam para deter o Poder Executivo. Os mais conhecidos (Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Leonel Brizola, entre outros), mesmo quando eleitos para o Congresso Nacional, pouco se interessavam pela rotina legislativa. Assim como não exigiram ministérios, nem a nomeação de parentes e apaniguados.

Mas com José Ribamar Costa, hoje conhecido como José Sarney, tudo foi – e é – muito diferente. Usou o poder central para apresar o "seu" Maranhão. E o fez desde os anos 1960. Apoiou o golpe de 1964, mesmo tendo apoiado até a última hora o presidente deposto. Em 1965, foi eleito governador e, em 1970, escolhido senador. Durante o regime militar priorizou seus interesses paroquiais. Nunca se manifestou contra as graves violações aos direitos humanos, assim como sobre a implacável censura.

Foi um senador "do sim". Obediente, servil. Presidiu o PDS e lutou contra as diretas já. No dia seguinte à derrota da Emenda Dante de Oliveira – basta consultar os jornais da época – enviou um telegrama de felicitações ao deputado Paulo Maluf – que articulava sua candidatura à sucessão do general Figueiredo – saudando o fracasso do restabelecimento das eleições diretas para presidente. Meses depois, foi imposto pela Frente Liberal como o candidato a vice-presidente na chapa da Aliança Democrática. Tancredo Neves recebeu com desagrado a indicação. Lembrava que, em 1983, em fevereiro, quando se despediu do Senado para assumir o governo de Minas Gerais, no pronunciamento que fez naquela Casa, o único senador que o criticou foi justamente Ribamar Costa. Mas teve de engolir a imposição, pois sem os votos dos dissidentes não teria condições de vencer no Colégio Eleitoral.

Em abril de 1985, o destino pregou mais uma das suas peças: Tancredo morreu. A Presidência caiu no colo de Ribamar Costa. Foram cinco longos anos. Conduziu pessimamente a transição. Teve medo de enfrentar as mazelas do regime militar – também pudera: era parte daquele passado. Rompeu o acordo de permanecer 4 anos na Presidência. Coagiu – com a entrega de centenas de concessões de emissoras de rádio e televisão – os constituintes para obter mais um ano de mandato. Implantou três planos de estabilização: todos fracassados. Desorganizou a economia do país. Entregou o governo com uma inflação mensal (é mensal mesmo, leitor), em março de 1990, de 84%. Em 1989, a inflação anual foi de 1.782%. Isso mesmo: 1.782%!

A impopularidade do presidente tinha alcançado tal patamar que nenhum dos candidatos na eleição de 1989 – e foram 22 – quis ter o seu apoio. O esporte nacional era atacar Ribamar Costa. Temendo eventuais processos, buscou a imunidade parlamentar. Candidatou-se ao Senado. Mas tinha um problema: pelo Maranhão dificilmente seria eleito. Acabou escolhendo um estado recém-criado: o Amapá. Lá, eram 3 vagas em jogo – no Maranhão, era somente uma. Não tinha qualquer ligação com o novo estado. Era puro oportunismo. Rasgou a lei que determina que o representante estadual no Senado tenha residência no estado. Todo mundo sabe que ele mora em São Luís e não em Macapá. E dá para contar nos dedos de uma das mãos suas visitas ao estado que "representa". O endereço do registro da candidatura é fictício? É um caso de falsidade ideológica? Por que será que o TRE do Amapá não abre uma sindicância (um processo ou algo que o valha) sobre o "domicílio eleitoral" do senador?

Espertamente, desde 2002, estabeleceu estreita aliança com Lula. Nunca teve tanto poder. Passou a mandar mais do que na época que foi presidente. Chegou até a anular a eleição do seu adversário (Jackson Lago) para o governo do Maranhão. Indicou ministros, pressionou funcionários, fez o que quis. Recentemente, elegeu-se duas vezes para a presidência do Senado. Suas gestões foram marcadas por acusações de corrupção, filhotismo e empreguismo desenfreado. Ficaram famosos os atos secretos, repletos de imoralidade administrativa.

O mais fantástico é que em meio século de vida pública não é possível identificar uma realização, uma importante ação, nada, absolutamente nada. O seu grande "feito" foi ter transformado o Maranhão no estado mais pobre do país. Os indicadores sociais são péssimos. Os municípios lideram a lista dos piores IDHs do Brasil. Esta é a verdadeira face do poder de Ribamar Costa. Como em uma ópera-bufa, agora resolveu maquiar a sua imagem. Patrocinou, com dinheiro público, uma pesquisa para saber como anda seu prestígio político. Não, senador. Faça outra pesquisa, muito mais barata. Caminhe sozinho, sem os seus truculentos guarda-costas, por uma rua central do Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília. E verá como anda sua popularidade. Tem coragem?

(Publicado em 29.11.2011, em O Globo)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Nascer de novo

Tem que nascer de novo,......

Que morra o velho e nasça o novo,...

Se isso não acontecer, nem o Maranhão, nem Brasil serão lugares dignos nem sérios.

O Brasil florão da América, está caindo aos pedaços, atolado na lama da corrupção, da roubalheira, do aparelhamento do estado,...

Enquanto a "toda poderosa", a mandatária se limita a dizer:" O que passou passou,..."

Enquanto que no Maranhão, a terra das palmeiras onde cantavam os sabiás, a população amarga as piores mazelas do país, sob o jugo de um ditador feroz, ferrenho, sagaz, de voz branda e polida.

Disfarçado de grande vulto da cultura, e da política nacional, quando na verdade é ávido apenas por poder dinheiro,.....

Mas como desgraça pouca é miséria, a polícia entra em grave, piorando mais ainda as condições de vida de quem já não tem nada,...

Aí vem o "todo poderoso" semi deus, trazendo mais um ralo por onde escoará o mísero dinheirinho público, que serviria para amenizar o dor do povo de um estado grande e rico, mas de um povo que amarga uma pobreza franciscana,......

...É uma pena,...de morte,...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A MENTIRA CONTINUA SENDO O CÂNCER DO BRASIL.....

Do coturno Noturno....
Na França, Dilma Rousseff defende uma CPMF e uma Bolsa Família globais. Tem o apoio de Sarkozy, o presidente francês que vende submarinos e quer empurrar caças mais caros e menos eficientes para o Brasil. A presidente deveria estar preocupada é com o IDH, que coloca o nosso país na metade debaixo do levantamento, um humilhante 84o. lugar. O IDH espelha a grande mentira que foi Lula e contrasta o tão propalado sucesso dos programas sociais petistas. A saúde pública, da qual Lula foge depois de dizer que estava quase perfeita e que tinha vontade de ficar doente para ser tratado numa UPA, a educação em petição de miséria e a renda concentrada nos banqueiros,especuladores, sonegadores e corruptos, não autoriza o Brasil a pedir ao mundo que adote a sua receita contra a pobreza. Na verdade, é um discurso arrogante feito lá fora com o objetivo de repercutir aqui dentro, uma estratégia muito usada por Lula. Tempos atrás, Lula disse que iria sugerir que Obama criasse uma maravilha como o SUS. Dilma segue no mesmo caminho ao sugerir uma CPMF e uma Bolsa Família globais. Isso sem falar que Lula, diante do péssimo índice de desenvolvimento humano do Brasil, sugere o quê, "iradíssimo"? Que o índice seja mudado. Quer aparelhar o PNUD como foi feito com o IPEA, o INEP, o IBGE. A mentira continua sendo o câncer do Brasil. Está cada vez mais claro que o Brasil é a fila do SUS, não é a gente diferenciada do Sírio-Libanês.
POSTADO POR O EDITOR
http://coturnonoturno.blogspot.com/2011/11/mentira-continua-sendo-o-cancer-do.html

terça-feira, 6 de setembro de 2011

INDEPENDÊCIA OU MORTE???????

Há 189 anos os brasileiros vislumbram a tão sonhada independência, que por incrível que pareça só existe nas cabeças dos idealistas sonhadores,....
Pois na verdade a grande massa continua cada dia mais aprisionada, às mazelas e caprichos de meia dúzia de pulhas espertalhões, travestidos de grandes líderes, Mas na verdade eles seguem à risca a tragetória autoritária dos grandes ditadores do mundo, que promovem a miséria em em seus países, normalmente denominados socialistas mas, acumulam grandes furtunas em paraísos fiscais e nações ditas capitalistas,....
E diante dos últimos acontecimentos, não dar pra vislumbrar grandes esperanças num futuro próximo, pois aqueles detém o poder no momento, preparam na surdina a maior das traições,(vejam resoluções do 4º congresso nacuional do pt)
uma ameaça real à ainda adolescente democracia brasileira,.....
E o mais grave de tudo é que a grande massa, o povão, faz questão de se manter alheio à tudo isso que está acontecendo, por ignorâcia conivencia ou pura igenuidade.....
Realmente é uma pena, de morte,....

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O QUE É MAL NASCIDO, JÁ É BEM MORRIDO......

Nós brasileiros ficamos famosos mundo a fora pela nossa "memória cutra",
Mesmo assim, creio que muita gente ainda lembra do que disse o Ciro Gomes, numa reportagem concedida ao SBT, um pouco antes do início da campanha política de 2010.
Na qual O Ciro advertia os adversários da então candidata siutacionista, com essas palavras "Voces não sabem o que vem por aí",..."Voces não sabem do que o PT é capaz",
E completou, "O PT não brinca em serviço",...(Referindo se aos dociês que viriam mais tarde)
O que se seguiu, o Brasil inteiro viu e viveu, os desmandos do prsidente, a humilhação a que a justiça eleitoral, e todo o judciário foram submetidos, o aparelhamento desnudado de toda a máquina pública, a enganação, a mentira, a calúnia, a disfarsatez, etc,...etc...institucionalizados
E tudo isso para eleger o atual governo......
Um governo sem identidade,e que traz no seu cerne, além das próprias mazelas, todos os vícios do seu criador,....
O resultado não poderia ser pior, corrupção generalizada, letargia nas ações,...
Parcialidade na forma de ver, investigar ou punir mais feitores, em suma já nasceu morto,....
É uma pena ...de morte,...

sábado, 16 de julho de 2011

ELA SÓ TEM 159 ANOS,...E AINDA É UMA ADOLESCENTE,....

Mas já é grande e bonita.
Em 1852, aportava por aqui o frei Manoel Procópio, com a missão de fundar uma vila no estado do Grão Pará, e fundou a vila de Santa Teresa D'Ávila, mais tarde descobriu se que na verdade aportara já no Maranhão mas, já era tarde, a vila cresceu e hoje é a pujante cidade de Imperatriz, a maior cidade do interior estado do Maranhão. Foi então o erro mais acertado da história, uma cidade que tem vida própria, não se curva aos caprichos dos caciques de S.Luis,....Do Maranhão, Imperatriz só tem a localização no mapa, já que a cultura, a gastronomia, a política, as atividades da cidade em nada se parecem com o resto do Maranhão, Inclusive na eleição de 2010, os caciques amargaram 87% de rejeição em Imperatriz, isso tem custado caro pra nossa cidade, mas nós é que fazemos essa cidade, e vamos continuar crescendo mesmo contra a vontade deles,...
Parabens Imperatriz, pelos seus 159 anos de vida ativa,..

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Céu de papelão

Quem diria que chegaríamos a esse ponto !!!,
O país de todos, e que pretende ser um país sem pobreza, antes de tudo está se tornando um país sem caráter, sem ética, sem identidade,.....
É absurdo observar a quantidade de governantes e políticos envolvidos em desvios de recursos públicos.
Quando o chefe de uma família é um fora da lei, toda a família tende a segui-lo.
No Brasil do PT, ser honesto é o mesmo que pagar mico, é triste mas é verdade,
No Brasil do PT, se mudam as regras de licitações, para favorecer a obscuridade da corrupção, em nome de nada,.....
No Brasil do PT, atletas cubanos perseguidos, são caçados, capturados, presos e devolvidos às masmorras de Fidel,...
O Brasil do PT, não dá um voto de repreensão, ou qualquer tipo de sansão, a qualquer regime, tirano ou totalitáriio no mundo,...
Mas defende e dar abrigo A um condenado terrorista assassino italiano, e ainda lhes dar emprego, e garantias que os próprios brasucas nã tem,....
É realmente um céu de papelão, e com uma estrela só,....

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A morte moral de uma sociedade

O povo brasileiro está politicamente morto, e na certeza de ter feito o trabalho perfeito, Lula e o pt trazem o que há de pior,na política nacional, o que já foi expurgado no passado, quando o Brasil já estava nos extertores finais da ética da moralidade, da vergonha,....
Agora com uma sociedade transformada num bando amestrado de alienados, Lula e o pt trazem de volta toda a lama, o lôdo, que não é nada melhor do que está no poder,...Mas tanto envergonharam o Brasil no passado,.....O momento cívico e ético do Brasil é tão deplorável que esse absurdo soa com absoluta mormalidade, "a volta triunfal" de cada mensaleiro, se réu ou não, não faz a menor diferença, A população já está política e moralmente morta, mesmo,...
Aguenta Brasil,.....

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A MÁFIA JÁ NÃO TEM MAIS QUEM ACEITE SUAS FLORES,....

DO BLOG DO JOHN CUTRIM
É do Maranhão que veio uma oportuna posição crítica sobre este costume de fazer da morte dos políticos um momento de hipocrisia, quando se busca lembrar qualidades que o falecido não fez questão alguma de cultivar enquanto esteve vivo. Falei disso aqui, comentando o quanto se mentiu sobre a vida do ex-vice do Lula, José Alencar.

Foi a família do ex-governador Jackson Lago que deu o bom exemplo. Logo que foi anunciada a morte de Lago, o senador José Sarney soltou uma nota cínica cheia de lamentos. Estava claramente tentando se aproveitar politicamente da comoção com a morte do adversário

Sarney caprichou na nota, mas levou um chega pra lá da família do morto. A atitude de Sarney me lembrou a do então presidente Lula no enterro de Ruth Cardoso. Com a diferença que a família dela aceitou que ele posasse para os fotógrafos com cara compungida ao lado do caixão da mulher de Fernando Henrique Cardoso. E isso foi poucos meses depois de seu governo acusar o casal de gastos excessivos quando FHC foi presidente.

Se deixassem, Sarney com certeza teria cara-de-pau até para segurar a alça do caixão de Jackson Lago. A nota é um dos cocumentos mais cínicos dessa República em que tantos documentos cínicos foram produzidos. Porém, mesmo com tanta hipocrisia dando lastro à política brasileira a nota do Sarney é uma peça tão rara que vale a pena ser transcrita na íntegra. Lá vai:

“A morte é um fenômeno transcendental que encerra todas as vicissitudes da vida. É com grande comoção que lamento o falecimento do Governador Jackson Lago, figura expressiva que dominou a política maranhense durante quase meio século. É com respeito que proclamo o seu caráter, a coerência na defesa de suas idéias e o idealismo com que exerceu os vários cargos que ocupou na vida pública. Ele deixa o exemplo de cidadão, de chefe de família, de homem público e o Maranhão tem a gratidão dos serviços que prestou à nossa terra.

Eu e Marly nos associamos à dor de sua esposa e de sua família, do povo maranhense e da classe política pela perda que acabamos de ter. Pedimos a Deus que nos conforte com a lembrança de sua vida e de tudo de bem que fez pela sociedade, pelo Estado e pelo País”.

O beletrista que protagoniza o livro “Honoráveis Bandidos” deve ter pensado que o palavrório seria tocante. Sarney só não explica porque maquinou de todas as formas para tirar um homem tão bom do governo do Maranhão, o que acabou conseguindo fazer para botar a filha no governo maranhense que ela havia perdido nas urnas.

Mas os amigos e familiares de Jackson Lago não se deixaram enrolar num momento de tanta comoção. O ex-chefe da Casa Civil do Maranhão e ex-deputado estadual do PSDB, Aderson Lago, primo do ex-governador, foi no ponto ao repudiar a nota: “A máfia que mata é a mesma que manda flores, faz elogios e vai ao enterro”. (Por José Pires no Brasil Limpeza)

http://www.jornalpequeno.com.br/blog/johncutrim/?p=15502

quinta-feira, 7 de abril de 2011

UMA ESPERANÇA QUE SE FOI......

O povo maranhense, despediu-se de vc Dr Jackson,....
Voce se foi, mas deixou um legado mtuito importante para aqueles que amam o Maranhão, mas amam de verdade,....Àquelas pessoas como eu, que um dia acreditou que essa terra poderia ser diferente, livre, rica, forte e pujante,...
Voce provou que isso é possível Dr Jackson, ao derrotar em 2006 um império construído com o suor, o sangue e a vida do povo maranhense, para beneficiar uma meia dúzia de afortunados que se julga dona dessa terra,....Foi só um pequeno "arranhão" Mas deu pra eles sentirem naquele ano, que todo mal tem seu funal,...
Voce se foi, morreu apenas o corpo físico, pois seus anseios e ideais continuarão mais vivos do que nunca, nas mentes dos bons maranhenses...Para libertar esse estado dessa maldição centenária tão nefasta e destruidora,...
Descanse em paz Dr Jackson, deixe para trás seus traidores, perseguidores, algozes que hoje, ironicamente de chamam de "governador" e descaradamente te rendem homenagens, tão verdadeiras quanto a honestidade e à seriedade deles,..
Vá em paz Dr Jackson,...Imperatriz será sempre grata a vc,...e não se curvará jamais diante dos caprichos de ninguem,......

sexta-feira, 4 de março de 2011

MEU CARNAVAL,....

MEU CARNAVAL,....

Doeu-me no fundo da alma, chorei sozinho, por quem nem conhecia, quando vi aquele rio em fúria destruindo tudo, ceifando vidas, aniquilando sonhos, deixando órfãos indefesos, e mães chorando suas crianças, e perdas de toda sorte,.... Quando vi aquela montanha se diluindo se movendo, soterrando gente, bichos casas, sonhos e esperanças, .....Mas me confortei um pouco qundo vi um fio de esperança na solidariedade de nuitos, até de quem nada tinha, alem da boa vontade, Brasil a fora,...Mas agora vejo que toda a lágima e sofrimento se foram junto com a enxurrada e entulho daqueles dias de horror,....

Agora é carnaval, é festa, é alegria, é comemoração,....

Só não entendo em louvor a quem , ou a quê,.....

Quem souber fique à vontade,.....

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A NACIONALIZAÇÃO DO SARNEYSISMO,...

A NACIONALIZAÇÃO DO SARNEYSISMO
Muito difícil, sair dessa situação, como se nota,eram práticas comuns no Maranhão, o estado mais atrasado do Brasil, e que agora se nacionalizaram,... É como se não existisse leis nem ética alguma, ou se as mesmas fossem só para os adversários, Senão um presidente supostamente tão bem avaliado pelo seu povo, não sairía do governo levando na troxa o que não lhes perteceria, como os tais passaportes diplomáticos, isso é ignorar completamente as leis, a ética, e o próprio povo que supostamente o admira muito,....
A verdade é que o estrago já está feito, e vai levar muito tempo, para se apagar da mente da população, essa descultura que foi implantada tão rapidamente

sábado, 22 de janeiro de 2011

A OPOSIÇÃO DOS SONHS DO PT

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), deu sinais que a oposição ao governo Dilma Rousseff ficará a cargo do Congresso.
Ele se encontrou na manhã de ontem com a presidente no Palácio do Planalto.
Segundo Anastasia, os governadores tucanos decidiram que terão uma "boa relação administrativa" com o Planalto. O PSDB é o principal partido de oposição e foi derrotado no ano passado, no segundo turno das eleições presidenciais.
"No Parlamento é onde ela [a oposição] se manifesta de maneira sempre mais aguda e mais presente", disse Anastasia. "Eu vim demonstrar que o Estado de Minas Gerais é um Estado parceiro do governo federal", completou. (Folha online )
COMENTÁRIO: A exemplo de seu criador, Aécio, Anastasia demonstra que não tem traquejo ou vontade de ser oposição. Prefere se submeter ao governo central e, como subalterno, colher frutos através das migalhas que são distribuidas pelo Governo Federal.
Até se admite, em Estados pobres, este tipo de relacionamento com o poder central. Mas um Estado como Minas Gerais não pode ter um governador subalterno. Melhor aderir de vez e assumir a condição de governista.
Postado por BLOG DO MARIO FORTES
http://blogdomariofortes.blogspot.com/2011/01/oposicao-de-meia-tigela.html

MST,...PORQUÊ?

Dias atrás eu li uma reportagem, questionando a utlidade do mst.
Diante dos questionamentos,conclui que se há alguma utilidade, que se legalize o mst, com os devidos registros, pertinentes às entidades classistas como se intitula.
Caso contrário estingue-se já que em continuando como está, não passa de um grupo de foras da lei que trazem inquietação e violencia ao campo e à cidades,...